Nos dias 06 e 14 de outubro, o Programa APELL (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais) realizou apresentações nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras, Carlos Altero Ortega, no Morro do Algodão, em Caraguatatuba.

A apresentação, realizada pelo técnico de segurança do trabalho Carlos Alberto Rossato, coordenador do APELL, divulgou as ações do Programa, iniciado no município em 2011, e distribuiu material informativo para os participantes.

A divulgação aproveitou o calendário de reuniões de pais nas escolas e contou com cerca de 50 participantes em cada uma das escolas.

A iniciativa foi mapeada nas reuniões mensais do Programa APELL com o objetivo de intensificar as ações de conscientização do Programa para a população da área de abrangência, localizada a 600 metros à direita e à esquerda do trecho terrestre do gasoduto do Projeto Mexilhão, o Gasmex. As escolas, de acordo com mapeamento realizado pela Secretaria de Educação, atendem os moradores dos bairros Pontal de Santa Marina, Jardim Britânia e parte do Jardim Aruan, entre outros.

APELL

O APELL é um processo que visa preparar as comunidades próximas às áreas industriais e estabelecer formas de alertá-las para possíveis situações de emergência.

O Apell Caraguatatuba é uma parceria entre Petrobras, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Associação de Moradores do Jardim Britânia e Sociedade de Amigos do Bairro Pontal Santa Marina.

O processo funciona com a participação do poder público, indústria e comunidade, formando o Grupo Coordenador.

O Grupo Coordenador reúne-se mensalmente para acompanhar o processo, planejar treinamentos e simulados, analisar cenários de risco, entre outras ações.

[easymedia-gallery med=”182″ filter=”1″]