Notícias

Na manhã do dia 3 de dezembro de 2014, ocorreu um treinamento de emergência, com duração de cerca de duas horas, no bairro Pontal Santa Marina, em Caraguatatuba (SP). Na ocasião, foi simulado um vazamento de gás decorrente de choque mecânico na faixa do duto Gasmex, dentro da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA).

Essa é uma ação do programa Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (Apell), uma parceria da Petrobras com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Samu, a Associação de Moradores do Jardim Britânia e a Sociedade de Amigos do Bairro Pontal Santa Marina.

Dentro do simulado, o Programa APELL foi acionado para responder a emergência. Por meio da Defesa Civil e voluntários, os residentes na área de 300 metros, ao redor do local do cenário, foram convocados a evacuar de suas moradias. Com o apoio de monitores, eles foram conduzidos aos pontos de encontro pré-definidos.

O treinamento teve o objetivo de testar os recursos de resposta a emergências e reforçar a conscientização da comunidade local quanto ao plano de evacuação.

Diálogos com a Comunidade

Com o intuito de preparar os moradores do Pontal Santa Marina para o simulado, foram realizadas duas reuniões, chamadas de Diálogos com a Comunidade, nos dias 19 e 24 de novembro. O público teve oportunidade de conhecer também mais detalhes sobre os processos da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato.

[easymedia-gallery med=”158″ filter=”1″]