Notícias

Com a parceria da Petrobras, foi inaugurada no dia 21 de maio, a Sala de Crise do programa APELL (sigla em inglês para Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais), na sede do Corpo de Bombeiros, no município de Caraguatatuba (SP).

O evento reuniu autoridades do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Assistência Médica de Urgência (SAMU), da Defesa Civil, da Prefeitura de Caraguatatuba, do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), além de lideranças da Petrobras, da Transpetro e da comunidade.

O comandante do 11º Grupamento de Bombeiros do Vale do Paraíba e Litoral Norte, major Luiz Alberto Rodrigues Silva, agradeceu a iniciativa e reiterou o apoio da Corporação ao programa Apell, que potencializa a atuação dos bombeiros em caso de emergências industriais.

Paulo Braga Trigueiro, gerente da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), ressaltou as ações que o Apell desenvolve na preparação das comunidades para as possíveis emergências, e destacou a importância da participação da indústria, do poder público e principalmente da comunidade no processo. Trigueiro agradeceu o entusiasmo dos participantes envolvidos no programa, que vem demonstrando resultados a partir da cooperação de todos.

O coordenador do APELL, Carlos Alberto Rossato traçou o histórico do programa e lembrou os principais marcos desde 2011, quando foi implantado no município. Rossato apresentou os simulados e treinamentos nas comunidades, o grupo de voluntários (moradores da comunidade) formado para o Programa, a instalação dos totens nos pontos de encontro nos bairros Pontal Santa Marina, Jardim Britânia e Jardim Aruan; a criação do site e a inauguração da Sala de Crise.

O Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, AuracyManzano Filho, destacou a importância do Apell na cidade e reforçou a criação de um decreto municipal para certificar sua continuidade.

Ao final da cerimônia, os convidados conheceram as novas instalações da Sala de Crise e se confraternizaram em um café da manhã.

[easymedia-gallery med=”168″ filter=”1″]