O Programa APELL Caraguatatuba realizou, no dia 18/10, treinamento com duração de cerca de duas horas, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba (SP). O exercício simulou vazamento de gás em equipamento instalado na faixa do gasoduto Gasmex, após ação de vândalos, ocasionando três vítimas.

Durante a ação, foi montado um Comando Central no bairro Jardim Aruan, próxima a válvula do Gasmex, e uma Sala de Crise na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA). Por meio da Defesa Civil e voluntários, os residentes na área de cerca de 300 metros, ao redor do local do cenário, foram convocados a evacuar de suas moradias. Com o apoio de monitores, eles foram conduzidos aos pontos de encontro predefinidos.

O treinamento teve o objetivo de testar os recursos de resposta a emergências das instituições participantes e reforçar a conscientização da comunidade local quanto ao plano de evacuação.

Para o representante da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Britânia (Ambri) no evento, Luiz Penna, os simulados são essenciais para treinar a comunidade em caso de emergência. “Sinto orgulho de participar do Apell Caraguatatuba, desde a criação, em 2011. É um trabalho vital para a segurança dos moradores e os treinamentos devem ser constantes para não esquecermos das orientações”, ressaltou Luiz Penna.

Ao término do Simulado, o gerente do Ativo de Processamento São Paulo, Alisson Cardoso, agradeceu a participação de todos os envolvidos e destacou a integração entre empresa, poder público e comunidade. “Este treinamento consolidada ainda mais o Apell Caraguatatuba. Após meses de planejamento, vimos coesão e a capacidade de mobilização de recursos em caso de emergência. É um trabalho de prevenção que traz mais segurança a todos”, afirmou Alisson.

O Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (Apell) de Caraguatatuba é uma parceria da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar,Samu, Petrobras, Associação de Moradores do Jardim Britânia e Sociedade de Amigos do Bairro Pontal Santa Marina, entre outras instituições.

Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Apell visa preparar as comunidades próximas a áreas industriais e estabelecer formas de alertá-las para possíveis situações de emergência.