APELL Caraguatatuba reúne voluntários para capacitação
Os treinamentos sobre Percepção de Risco aconteceram na Sala de Crise do Programa, no Corpo de Bombeiros
Nos dias 13 e 14 de novembro foram realizadas capacitações com o tema “Percepção de Risco” para os voluntários do Programa APELL Caraguatatuba, que residem nos bairros próximos ao gasoduto Gasmex e a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras.
Na ocasião, 11 voluntários dos bairros Jardim Britânia, Jardim Aruan e Pontal Santa Marina participaram dos treinamentos ministrados pela psicóloga da área de Responsabilidade Social da Petrobras, Ligia Mara Fernandes. A capacitação também contou a presença de representantes da Defesa Civil, Transpetro e SAMU.
O encontro apresentou as conquistas do Programa APELL desde sua implantação em 2011 e abordou por meio de técnica a construçãodo mapa mental dos bairros pelos próprios voluntários. De acordo com a psicóloga Ligia, o reconhecimento do território em que vivem e a percepção dos riscos que estão expostos é muito importante em situações de emergência. “Perceber as referências a partir da experiência do outro, que muitas vezes, mora na rua ao lado, também contribui para ampliar nossos horizontes e nossas perspectivas”, ressaltou a psicóloga.
Ao final das capacitações, foram entregues os coletes aos voluntários que ainda não haviam recebido.
A coordenadora adjunta do Programa APELL Caraguatatuba, Juliana Macedo, encerrou as reuniões agradecendo a disponibilidade dos voluntários e a contribuição que eles oferecem ao Programa como representantes das comunidades.
Seja um voluntário do APELL Caraguatatuba:
Se você reside nos bairros Pontal de Santa Marina, Jardim Britânia e Jardim Aruan e deseja se tornar um voluntário do Programa APELL, entre em contato com:
Pelos telefones: 168, 0800 77 00 112 ou pelo e-mail: comunicação.utgca@petrobras.com.br